15/02/2010


The Proposal, 1860 by Alfred W. Elmore

FINAL

Resta o passado, o meu passado...minha glória,
não por mim, mas por ti, que nele existes...
Por ti, que me povoas a memória
do coração, a memória dos sentidos,
a memória imortal do pensamento,
com as mil estátuas dos teus gestos tristes,
com teus olhos de pasmo,doloridos,
com tua voz de cântico e lamento,
écloga e litania do teu amor, que era,
sobre a frialdade do meu precoce outono,
um hálito morno de primavera.

...Resta o passado, céu de eterna claridade,
paraíso perdido, céu divino,
onde a um mando de mágoa e de abandono
estacou, como o sol da Bíblia, o meu destino...

...Resta o passado, que não foge e que não cansa...

...Resta a saudade,
mais fiel,menos triste, que a esperança...

Felippe D'Oliveira
(1891-1933)

Nenhum comentário: