17/07/2010

TEMA DA JUVENTUDE





















A tristeza me amou por piedade
e a saudade me deu por compaixão
sete flores de mirra e o anel de jade,
ao ver que se partiu meu coração.

A tristeza me amou por piedade
e a saudade me ungiu de benjoim
e a esperança me deu mangericão.
A compaixão me deu na testa um beijo
ao ver que se partiu meu coração.

Tiveram pena essas moças da Judéia
ao ver que no meu peito se partiu
esta urna de cristal : meu coração.

Oh! Estava entre as moças da Judéia
a saudade, essa flor de Portugal.
E ao ver que se quebrou este cristal
espalhando suspiros pelo chão,
a saudade, essa flor de Portugal,
parenta da tristeza de Aragão,
colocou no meu dedo o anel de jade
com pena do meu pobre coração.

Sosígenes Costa
In Poesia Completa
Galeria de Franks Folly no Flickr

Nenhum comentário: