26/03/2011

AMOR E FILOSOFIA






















"... porque o amor procede de Deus e em Deus só
pode descansar, acima de todas as criaturas."
(Tomás de Kempis)


A dor somente existe.O mundo é sonho,
Pesadelo terrífico, medonho,
Que os bons assusta e aos maus parece breve,
Porque a alma imortal neles se atreve
A duvidar de Brama.

Se a dor existe, o meu amor é certo,
Como o pranto de Buda, no deserto.

***

A voz de Tao é a mesma voz da Esfera.
É ying, é yang, e um dia era
O caminho dos astros, a Harmonia,
A suprema beleza que existia,
O Deus de Lao-Tsé.

E o Inominável Tao reside inteiro
No meu amor, que é puro e verdadeiro

***

Foi Platão que sonhou: um dia justo,
O domínio do Bem, sereno e augusto,
Paraíso ideal que copiamos,
Na terra hostil e dura em que moramos,
Sendo o Mal nosso rei.

É o Toposnoétós é o amor profundo,
Que só por Ti criei dentro do mundo.

***

A Kaaba resiste. Allah é forte,
E a voz de Mahomet venceu a morte,
Falando, nas suratas do Korão,
De um futuro mais belo para o Islão
...Sr Kismet permitir.

E o meu amor, obstinado e crente,
É como os mafomanos do Oriente.

***

Mas a voz de Jesus, tão doce e grave,
Trouxe a revelação de um Deus suave,
De céus mais altos e ideais serenos,
Para os justos, os simples e os pequenos,
Que o mundo torturou.

E o meu amor, se sofre e se padece,
Não invoca Platão, nem Tao, nem Buda,
Curva a fronte de manso para a prece,
Porque dói mais uma agonia muda.

"Muktub" jamais meu pranto diz.
Suspira, cristãmente: "Deus o quis."

Alba Saltiel Bianco
In Música ao Vento
tela de Peter Paul Rubens

Nenhum comentário: