01/11/2011

A MORTE E O BOM-DIA


  a Valério

Passei bem perto da Morte,
mas sequer lhe dei  bom-dia.
Ela tentou me falar,
porém fiz que não a via.

O que me diria a Morte
(depois me perguntaria)
se eu me houvesse disposto
a ouvi-la naquele dia?

Mais prudente não saber...
Mas, vos digo, apostaria
que uma coisa, sim, a Morte
certamente não diria: 

que a Vida é melhor que ela...
(o que feliz  me faria,
mesmo sendo algo sabido
desde o meu primeiro dia)

Pos foi: bem perto da Morte
passei, sem lhe dar bom-dia.
Nem deixei que me falasse,
fingindo que não a via.

Assim creio que será
sempre o nosso dia a dia:
ela, tentando falar-me;
eu, negando-lhe o bom-dia.

Isto até que ela me mostre
(será o mais belo e bom dia!) 
os papéis comprobatórios
de sua aposentadoria.

Ruy Espinheira Filho
In Sob o Céu de Samarcanda
tela Linda Wood

Nenhum comentário: