23/11/2022

FELIZ ANO NOVO PARA MINHA PÁTRIA EM TREVAS





Feliz ano, este ano, para ti, para todos
os homens  e  as trevas, Araucania amada.
Entre ti e minha existência há esta noite nova
que nos separa, e bosques e  rios e caminhos.
Porém até a ti, pequena pátria minha,
como um cavalo escuro meu coração galopa.
Entre por seus desertos de pura geografia,
passo pelos vales verdes onde a uva acumula
seus verdes álcoois, o mar de seus cachos.
Entro em tuas aldeias de jardim fechado,
brancas como camélias, no acre 
odor de tuas adegas, e penetro
como um madeiro a água dos rios que tremem
trepidando e cantando com lábios transbordados.

Recordo, nos caminhos, talvez neste tempo,
ou melhor no outono, sobre as casas deixam
as espigas douradas do milho secando,
e quantas vezes fui como um menino extasiado 
ao ver o ouro nos tetos dos pobres.

Te abraço, devo agora
retornar a meu lugar escondido. Te abraço
sem conhecer-te: dize-me quem és, reconheces
a minha voz no coro do que está nascendo?
Entre todas as coisas que te rodeiam, ouves
minha voz, não sentes como te cerca meu acento
emanado como água natural da terra?

Sou eu que abraço toda a superfície doce
a cintura florida de minha e te chamo
para que falemos quando se apague a alegria
e entregar-te esta hora como uma flor fechada.
Feliz ano-novo para minha pátria em trevas.
Vamos juntos, está o mundo coroado de trigo,
o alto céu corre deslizando e rompendo
suas altas pedras puras contra a noite; apenas
se encheu a nova taça como um minuto
que há de juntar-se ao rio do tempo que nos leva .
Este tempo, esta taça, esta terra são teus:
conquista-os e escuta como nasce a aurora.

Pablo Neruda
de Canto Geral
arte Van Gogh


Nenhum comentário: