30/07/2009


by John Singer Sargent

NATUREZA

Não,nada de piquinique! O encanto das paisagens
numa tela é que elas não têm cheiro, nem temperaturas,
nem ruídos, nem mosquitos.Nada, enfim,do que acontece
nas desconfortáveis paisagens reais.Quando estive no
Rio, o P.M.C., meu colega, amigo e editor, se ofereceu
para "uma tarde destas" me mostrar o Rio. Agradeci-lhe
horrorizado:

-Não, muito obrigado,Paulinho! Eu sou evoluído:
o que mais me agrada no Rio são os túneis...

Pois bem que ele devia saber, como poeta de verdade,
que nunca se deve ser apresentado a uma paisagem.
É uma situação embaraçosa.Nem ao menos se lhe pode
dizer: "Muito prazer em conhecê-la, minha senhora!"

Esse não pode ser um conhecimento voluntário,aprazado,
mas uma lenta enorme osmose inconsciente, de modo que
no fim se fique pertencendo à paisagem, e vice-versa.

Não se pode conhecer nada num minuto e só por isso
é que os turistas não conhecem o mundo.

Mario Quintana
In Caderno H

Nenhum comentário: