18/07/2009


The Annunciation, c.1430 by Attributed to Fra Angelico

ANUNCIAÇÃO
As Palavras do Anjo

Tu não estás mais perto de Deus do que nós.
Todos estamos longe dele.
Maravilhosamente, porém,
tuas mãos são abençoadas.
Não amadurecem assim, com brilho nos punhos,
em mulher alguma.
Eu sou dia, eu sou o orvalho,
tu, porém, és a árvore.

Agora estou cansado, minha jornada foi longa.
Perdoa-me, eu esqueci
o que Ele, em suas vestes douradas,
como se banhado pelo sol,
mandou anunciar-te sensitiva
(é que o espaço me confundiu).
Vê: eu sou apenas o começo,
tu porém, és a árvore.

Amplamente abri as minhas asas
e tornei-me estranhamente grande;
agora tua pequena casa transborda
com minhas grandes vestes.
No entanto sozinha estás, como nunca,
e quase não me olhas,
pois eu sou uma brisa no bosque,
tu porém, és a árvore.

Os anjos todos estão ansiosos
e largam uns aos outros.
Nunca antes o desejo foi assim:
tão incerto e tão grande.
Talvez logo aconteça algo
que, no sonho, irás compreender.
Saúdo-te e minh'alma vê:
estás preparada e amadureces.
Tu és um grande e alto portal
e logo estarás aberta.
Tu, ouvido mais querido do meu cantar,
sinto que minha fala se perdeu
em ti como num bosque.

Assim cheguei e completei
teus mil e um sonhos.
Deus me olhou e me cegou...

Tu porém és a árvore.

Rainer Maria Rilke
In Senhor, é Tempo
Tradução de Karlos Rischbieter

Nenhum comentário: