17/07/2010

PROVA TARDIA






















Mais uma vez das larguezas da vida
volta o destino rude a constringir-me:
pretende, no aperto e na escuridão,
submeter-me à miséria e à provação.

O que a custo pareço ter obtido
- calma, sabedoria, um certo tato,
uma vida sem medo e sem remorso:
seriam coisas para mim, de fato?

Ah, cada um desses amáveis dons
me foi como que arrancado das mãos,
um após outro, pedaço a pedaço...
Foram-se os tempos de satisfação!

Montão de cacos e lugar de escombros
foi sempre o mundo e foi a minha vida:
talvez choramingando eu me rendesse,
não fosse esta minha obstinação!

Esta teima, do fundo de minha alma,
em fincar pé, lutar sem desistit;
esta crença em que o atual tormento
há de ceder à claridade antiga.

Esta inflexível e quase insensata
crença infantil que soem ter os poetas
em eternas e inapagáveis luzes
brilhando acima de qualquer inferno.

Hermann Hesse
In Andares
tela Flowery II by Kani Alavi

Nenhum comentário: