08/12/2010

NATAL























Penso em Natal.No teu Natal. Para a bondade
A minh'alma se volta.Uma grande saudade
Cresce em todo o meu ser magoado pela ausência.
Tudo é saudade...A voz dos sinos...A cadência
Do rio...E esta saudade é boa como um sonho!
E esta saudade é um sonho...Evoco-te...Componho
O ambiente cuja luz os teus cabelos douram.
Figuro os olhos teus, tristes como eles foram
No momento final de nossa despedida...
O teu busco pendeu como um lírio sem vida,
E tu sonhas, na  paz divina da Natal...

Ó minha amiga, aceita a carícia filial
De minh'alma  a teus pés humilhada de rastos.
Seca o pranto feliz sobre os meus olhos castos...
Ampara a minha fronte, e que a minha ternura
Se torne insexual, mais do que humana - pura
Como aquela fervente e benfazeja luz
Que Madalena viu nos olhos de jesus...

Manuel Bandeira
In A Cinza das Horas
tela de Elizabeth Adela Stanhope Forbes

Nenhum comentário: