14/05/2009


Foto de boharib

PRECE FRANCISCANA

Sol irmão, tu que tens a luz e a harmonia,
Que com tua força gretas as estradas e rebentas a profundidade,
Descascas as árvores, atravessas as massas d'água , que secas
[as fontes
Que deslocas as raízes,
Que tem peneiras entre a neblina e o orvalho.
Sol amigo, tu que dás a suave e tímida alegria ao convalescente
E nasces para a esperança boa de outro dia,
Ouve meu inextinguível canto.
Sol irmão, tu que tens a luz e a harmonia,
Derrama um pouco de tua claridade e teu calor
Sobre a umidade de minha escuridão,
Esquenta as minhas noites sem fulgores, sem beleza,
Vividas com espetros de ausências dos que me geraram
E com as dores que se exalam dos que me continuaram.
Vem,sol irmão, habita o meu oceano
E traz ao meu cérebro parado e triste
A sabedoria dos continentes.
Seca todas as minhas renúncias e inúteis esforços
Para que jamais impeçam a penetração de tua luz em minha
[sombra.

Afugenta com tua grandeza ímpar
Os ódios dos ciclones que me esperam nos descampados
E arreda do meu cansaço a hostilidade dos penhascos.
Tira dos meus olhos as velas tristes que cortam mares distantes
E deixa que eu olhe por instantes as dianas marinhas.

Clareia meus ouvidos com hinos de batalhas ganhas
Cantados por vozes brancas, saídas de vagas mansas.
Sol irmão,tu que tens a luz e a harmonia,
Faze com que eu não ouça somente das águas o tropel
Dos bojos apinhados dos roteiros legendários e das almas em
[exílio.

Cristaliza minha matéria e esfrega-me na poeira de teus braços,
Transforma-me num pouco de ti,
Num pouco de luz e de harmonia
E assim eu corra, sol irmão,
Sobre os céus como sinal do infinito
Aquecendo a humanidade de grandeza e poesia.

Adalgisa Nery
In Mundos Oscilantes

Nenhum comentário: