06/06/2012

POEMA DO ELEMENTAR



Minha alma é a alma dos objetos,
a alma dos alfinetes e dos lápis
e desses estranhos instrumentos vivos
que são as facas inânimes.

Essa é a minha alma. Me transfiro,
estou profundamente imersa no concreto
como uma esponja impregnada de insensibilidade.

Minha alma é a alma dos bichos,
não a de todos os bichos
mas a dos animais nobres flamantes,
dos cavalos e dos cães e também dos pequenos ratos do
                                                                          [campo
que lutam pela vida.

É assim que sou humana. Somente assim. Como se a nobreza
                                                                    [ de ser humana
apenas no sentir os animais se encontrasse; ou em amar os
                                                               [humildes objetos
que sentimos sob os dedos quando queremos ser servidos.

É assim que sou humana. E,
visto que a minha alma é a alma dos objetos,
a alma dos animais, é assim que tenho alma.

Sem nada de dogmático. Sejamos elementares.

Renata Pallottini
                                                         
                                                 

Nenhum comentário: